Ecoapis
A ECOAPIS é uma empresa que se baseia num modelo de Desenvolvimento Sustentado. Usando a apicultura como área privilegiada, pretende inovar este sector, criando novas tecnologias e conhecimento científico. Recorrendo a parcerias com instituições de ensino superior e associações de defesa do ambiente, desenvolvem-se estudos nas áreas da qualidade ambiental e alimentar.
No sector produtivo, a ECOAPIS é exímia na produção de Hidromel, contando com uma base técnica científica do processo de obtenção deste produto, recorrendo às parcerias IES e ao laboratório D&T. Sendo o Hidromel uma bebida de difícil obtenção, a ECOAPIS conseguiu controlar o processo e conta com quatro variedades alcoólicas, estando a estudar novas variedades. Com uma capacidade de produção à escala industrial, pretendemos colocar no mercado a preços competitivos esta raridade. Produzimos também uma série de produtos apícolas, que vão desde o mel, propólis, geleia real, cera e enxames. Toda a nossa produção baseia-se na denominação Biológica. Existe uma preocupação no acompanhamento de toda a produção, recorrendo a controlos periódicos dos apiários.
Áreas de investimento da ECOAPIS.
- Investimento numa Unidade de extracção de mel.
- Unidade Fabril de produção de Hidromel.
- Laboratório D&T, com parcerias com instituições de ensino superior (IES).
Objectivos gerais da ECOAPIS
- O desenvolvimento do sector apícola, baseado na inovação e desenvolvimento tecnológico.
- A promoção e incentivo da actividade apícola, aumentado os padrões produtivos e económicos do sector.
- A incrementação de uma nova visão científica e tecnológica, recorrendo ao apoio técnico científico das instituições de ensino superior (IES).
- O fortalecimento e cooperação entre a ECOAPIS e as IES, desenvolvendo em conjunto conhecimento científico.
- A conservação e valorização do património ambiental, baseando a produção num desenvolvimento sustentado.
- A defesa do património ambiental, recorrendo a uma gestão e controlo dos recursos ambientais.
- O fomento da conservação ou recuperação da fauna e flora, utilizando a polinização como instrumento.
- Envolvimento das pessoas em acções de sensibilização, através de experiências concretas no contacto com o património ambiental, interagindo com os processos produtivos da empresa.
- A promoção do desenvolvimento da região, mediante uma correcta compatibilização entre os usos apícolas, científicos e tecnológicos com a salvaguarda dos valores ambientais.